Seu navegador não suporta JavaScript!
Logon

 08/01/2016 - Institucional; Responsabilidade Social

 Um mosquito e três doenças: campanha da Unimed Porto Alegre alerta sobre o mosquito Aedes aegypti

 

​​Cooperativa faz campanha de conscientização contra Zika Vírus, Dengue e Chikungunya​

​​ A Unimed Porto Alegre realiza uma campanha de conscientização ao Zika Vírus, Dengue e Chikungunya. A ação tem como objetivo fornecer informações sobre os cuidados para a prevenção do contato com o transmissor: o mosquito Aedes aegypti. A campanha está sendo difundida em rádios, por meio da distribuição de folders impressos para a população em geral, nas unidades da Unimed Porto Alegre e em blitze realizadas durante o verão no litoral, Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Em versão digital, o tema está presentes nas redes sociais da Cooperativa e também enviado aos beneficiários e médicos cooperados.

De acordo com o infectologista cooperado da Unimed Porto Alegre, Paulo Behar, para a Dengue e Chikungunya, um sintoma em comum é a febre. No caso da dengue, a febre é alta (entre 39° e 40°C) e tem início súbito. Geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de cefaleia, dor retro-ocular, mialgias, dor nas articulações, prostração, fraqueza e erupções cutâneas. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Os sintomas da Chikungunya também são febre alta, mialgias, dor nas articulações, além de artrite, cefaleia e erupções cutâneas. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. A principal complicação é a permanência de dor nas articulações e/ou artrite, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades por tempo prolongado.

Já o Zika Vírus apresenta como principal sintoma uma erupção cutânea com prurido, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou prurido, dor nas articulações, mialgias e cefaleia. Normalmente esses sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como Síndrome de Guillain-Barré (doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano).

Para o médico, a dica é seguir as mesmas medidas de prevenção à picada de mosquito. A conclusão definitiva quanto ao desenvolvimento de microcefalia em conceptos de gestantes com infecção aguda está ainda por ser estabelecida. Porém, recomenda-se que as gestantes não viagem para as áreas com epidemia ou para as áreas endêmicas.

Por meio de medidas básicas de prevenção e cuidado, a população pode prevenir o aumento de casos. Não deixe água parada e acumulada em pneus, sacos plásticos e vasos de plantas. Se cada um fizer a sua parte, todos estarão prevenindo a proliferação dessas doenças. Para saber mais sobre o que é, quais são os sintomas e como prevenir, acesse

Sobre a Unimed Porto Alegre

Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui 724 mil beneficiários e 367 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A Cooperativa conta com 6,5 mil médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Hospital, Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Prontos-Atendimentos, unidades de atendimento Odonto Unimed, SOS Emergências Médicas e a Unidade Assistencial Canoas.

Informações para a imprensa:

Enfato Multicomunicação

Coordenação: Juliana Winge juliana.winge@enfato.com.br – (51) 9276.5965
Atendimento: Gabriela Silva gabriela@enfato.com.br
Direção: Mariana Turkenicz mariana@enfato.com.br – (51) 8121.7062
Tel.(51) 30.261.261
​​www.enfato.com.br
Empresa filiada à Abracom