Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 08/01/2016 - Institucional; Responsabilidade Social

 Um mosquito e três doenças: campanha da Unimed Porto Alegre alerta sobre o mosquito Aedes aegypti

 

​​Cooperativa faz campanha de conscientização contra Zika Vírus, Dengue e Chikungunya​

​​ A Unimed Porto Alegre realiza uma campanha de conscientização ao Zika Vírus, Dengue e Chikungunya. A ação tem como objetivo fornecer informações sobre os cuidados para a prevenção do contato com o transmissor: o mosquito Aedes aegypti. A campanha está sendo difundida em rádios, por meio da distribuição de folders impressos para a população em geral, nas unidades da Unimed Porto Alegre e em blitze realizadas durante o verão no litoral, Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Em versão digital, o tema está presentes nas redes sociais da Cooperativa e também enviado aos beneficiários e médicos cooperados.

De acordo com o infectologista cooperado da Unimed Porto Alegre, Paulo Behar, para a Dengue e Chikungunya, um sintoma em comum é a febre. No caso da dengue, a febre é alta (entre 39° e 40°C) e tem início súbito. Geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de cefaleia, dor retro-ocular, mialgias, dor nas articulações, prostração, fraqueza e erupções cutâneas. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Os sintomas da Chikungunya também são febre alta, mialgias, dor nas articulações, além de artrite, cefaleia e erupções cutâneas. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. A principal complicação é a permanência de dor nas articulações e/ou artrite, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades por tempo prolongado.

Já o Zika Vírus apresenta como principal sintoma uma erupção cutânea com prurido, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou prurido, dor nas articulações, mialgias e cefaleia. Normalmente esses sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como Síndrome de Guillain-Barré (doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano).

Para o médico, a dica é seguir as mesmas medidas de prevenção à picada de mosquito. A conclusão definitiva quanto ao desenvolvimento de microcefalia em conceptos de gestantes com infecção aguda está ainda por ser estabelecida. Porém, recomenda-se que as gestantes não viagem para as áreas com epidemia ou para as áreas endêmicas.

Por meio de medidas básicas de prevenção e cuidado, a população pode prevenir o aumento de casos. Não deixe água parada e acumulada em pneus, sacos plásticos e vasos de plantas. Se cada um fizer a sua parte, todos estarão prevenindo a proliferação dessas doenças. Para saber mais sobre o que é, quais são os sintomas e como prevenir, acesse

Sobre a Unimed Porto Alegre

Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui 724 mil beneficiários e 367 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A Cooperativa conta com 6,5 mil médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Hospital, Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Prontos-Atendimentos, unidades de atendimento Odonto Unimed, SOS Emergências Médicas e a Unidade Assistencial Canoas.

Informações para a imprensa:

Enfato Multicomunicação

Coordenação: Juliana Winge juliana.winge@enfato.com.br – (51) 9276.5965
Atendimento: Gabriela Silva gabriela@enfato.com.br
Direção: Mariana Turkenicz mariana@enfato.com.br – (51) 8121.7062
Tel.(51) 30.261.261
​​www.enfato.com.br
Empresa filiada à Abracom

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100