Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Como está sua memória: Dicas para driblar os esquecimentos

31/03/2022 -
Saúde do Idoso

A falta de memória atinge várias pessoas, principalmente as que têm insônia, são ansiosas ou estão estressadas. Algumas medidas podem ser tomadas para driblar esse esquecimento, como ler, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos. 

Muitas pessoas idosas sofrem com perda de memória, já que pode haver queda no rendimento neurológico, além de doenças que levam ao esquecimento, como o Alzheimer. Mas, pessoas jovens também sofrem com a perda de memória, normalmente por acúmulo de atividades e desgaste mental.

Veja algumas dicas para diminuir os esquecimentos:

Cuide de sua saúde

Adote uma rotina alimentar que evite os produtos industrializados e dá preferência para frutas, vegetais, peixe e alimentos integrais. Esses alimentos contêm antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam na prevenção da perda de memória. Não fumar e monitorar os níveis de pressão arterial, açúcar e colesterol no sangue também ajudam a preservar a função cognitiva.

Pratique atividades físicas

Exercitar-se regularmente melhora a circulação e o fluxo sanguíneo no cérebro. Isso protege as suas células, além de prevenir outras doenças que afetam a saúde cerebral, como a hipertensão e a diabetes.

Estimulação cognitiva

Além de cuidar do corpo, também é necessário desafiar a mente. Jogos que exigem raciocínio lógico como caça-palavras, sudoku, jogo da memória e palavras cruzadas, ajudam a exercitar a memória. Ter o hábito da leitura ou fazer um novo curso de idioma, música ou arte, também pode ajudar.

Tenha uma boa noite de sono

Para que possamos descansar, é indicado dormir cerca de oito horas por noite, embora possa haver alguma variação de necessidade de sono entre algumas pessoas. Com o sono em dia, o seu cérebro fixará as memórias e processará melhor o que aconteceu durante o dia. Caso o seu cérebro esteja cansado por causa de seguidas noites ruins de sono, seu estresse e esquecimento tendem a aumentar, além de diminuir a sua capacidade de raciocínio. Defina um horário de sono e tente cumpri-lo todos os dias.

Relaxe

Tire algumas horas todos os dias para si. O seu cérebro precisa de um tempo de inatividade para descansar ao final do dia, por exemplo. Faça atividades que te relaxam, como yoga e meditação. Esse também é um ótimo momento para fazer exercícios, ler e praticar jogos de raciocínio.

Coloque já em prática essas dicas! Caso os sintomas persistirem, procure ajuda médica.