Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Dicas para fazer o bebê dormir melhor

31/03/2022 -
Saúde da Gestante e do Bebê

​​​Quem é mãe ou pai de primeira viagem já deve ter escutado sobre a importância de criar uma rotina. Apesar de cada família ter as suas particularidades, e nem sempre ser possível aplicar uma regra à todas, criar hábitos (e mantê-los) é muito importante para criar crianças tranquilas. Se os adultos ficam estressados e irritados quando a vida está desorganizada, imagine um bebê que recém chegou ao mundo. Por isso, estipule horários para jantar, tomar banho, brincar e dormir. Além disso, aposte em:

  • Luzes mais quentes em casa. Você sabia que as cores frias mandam uma mensagem ao cérebro dizendo para a pessoa acordar? Isso porque na natureza, a temperatura da primeira luz da manhã é assim, mais azulada. Já no fim do dia, temos a luz mais quente e aconchegante. A luz morna, mais amarela, tende a relaxar.
  • Ambientes tranquilos. Não transforme o quarto do bebê em uma fábrica de brinquedos. Muitas cores, objetos e barulhos excessivos deixam a criança estressada e com tendência a ter pesadelos. Por isso, opte por uma decoração minimalista.
  • Conheça as fases do seu filho(a). O sono dos bebês costuma mudar ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos quatro ou cinco meses de idade pode acontecer o regresso do sono: a criança dormia tranquilamente quando recém-nascida e, de repente, isso muda. O quarto mês de vida é um marco nos hábitos de sono da maioria dos bebês. Neste período, ocorre uma mudança nos padrões de sono, já que o cérebro está amadurecendo. Apesar de parecer complicado, isso é algo excelente para seu bebê – é sinal de crescimento e desenvolvimento.
  • Reserve o berço apenas para o sono e para as sonecas. Se você brincar com o seu filho no local onde ele costuma dormir, ele vai entender que aquele lugar também serve para se divertir. Com isso, será mais complicado de fazê-lo pegar no sono.
    Aqui, no Viver Bem, nós temos diversas oficinas sobre maternidade, gestantes e saúde do bebê. Confira a agenda completa de atividades aqui​ e participe!