Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Gorduras do bem: ômega 3, 6, 9... qual a diferença?

18/03/2024 -
Alimentação

​Ouvimos falar que existem gorduras do bem, que possuem diversos benefícios, mas você sabe a diferença entre elas?

Os ômegas são gorduras insaturadas, formadas por ácidos graxos e, geralmente, considerados gorduras boas. Essas gorduras têm efeito no crescimento celular, na saúde cardiovascular, na memória e até na saú​de dos olhos.

A numeração tem relação com a composição química de cada ômega., tem a ver com o ponto da cadeia molecular onde ocorre uma ligação dupla de carbono e hidrogênio. No ômega 3, por exemplo, essa ligação dupla se encontra no 3º carbono da cadeia.

 

Ômega 3

O mais famoso dos ômegas é conhecido pela ação anti-inflamatória, equilíbrio dos níveis de colesterol e proteção dos sistemas cardiovascular, nervoso e ocular.

O ômega 3 ajuda na prevenção, tratamento e combate a problemas de saúde, e ele possui 3 subtipos principais: EPA, DHA e ALA.

​EPA (ácido eicosapentaenoico): ajuda a reduzir inflamações e equilibrar níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

DHA (ácido docosahexaenoico): atua no desenvolvimento cerebral sendo associado a melhora nos sintomas de depressão, Alzheimer, hiperatividade e déficit de atenção.

ALA (ácido alfa-linolênico): fonte de energia para o corpo, é considerado um aliado nos tratamentos contra o câncer, inibindo a formação e crescime​nto de tumores e aumentando a eficácia da quimioterapia.

​Onde encontrar: nozes, em peixes, como salmão, sardinha, anchova e atum, e em sementes de chia e linhaça, por exemplo.

Nosso corpo não produz essa gordura, por isso ela precisa estar presente na alimentação. A suplementação ocorrerá somente quando houver indicação de profissional da saúde​

Ômega 6

Ele ajuda no crescimento celular, sendo importante para o cérebro, músculos e pele.

​Onde encontrar: azeite de oliva, óleos de soja e de milho, nozes, amêndoas, amendoim, castanha-de-caju e sementes de girassol.

O ômega 6 já é bastante presente na alimentação, por isso, normalmente não precisamos de suplementação. É importante atentar para não consumir em excesso, por poder intensificar processos inflamatórios, atuar na elevação do LDL (colesterol ruim) e afetar o sistema imunológico.

Ômega 9

É produzido pelo próprio organismo, mas seu aproveitamento só acontece na presença dos ômegas 3 e 6Entre os benefícios do ômega 9, temos o auxílio na produção de hormônios sexuais e a maior eficiência na absorção de diversas vitaminas pelo organismo.

​Onde encontrar: azeite de oliva, castanhas, nozes e em óleos de castanha-de-caju, de amêndoa, de abacate e de amendoim.