Calculadora de CO2
Anualmente a Unimed Porto Alegre mensura suas emissões de CO2 por meio de uma ferramenta específica do Sistema Unimed. A cada inventário gerado há uma comparação com o ano anterior que permite idealizar ações para neutralização das emissões geradas.
Coletores Ecológicos
Reciclar pilhas, baterias, celulares, chapas de raios x, medicamentos e cartões magnéticos vencidos ainda não é uma prática comum. Descartá-los de forma incorreta é perigoso e nocivo à saúde e ao meio ambiente. Pensando nisso, a Unimed Porto Alegre disponibiliza em suas unidades de atendimento Coletores Ecológicos para o descarte adequado desses materiais.
Confira os locais onde é possível encontrar os coletores.
Ecopo
Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. Depositá-los no coletor correto não é garantia de que eles serão reciclados. Pensando no impacto ambiental provocado a partir do consumo de copos plásticos, a Unimed Porto Alegre disponibiliza em 17 áreas de atendimento da Cooperativa um suporte contendo copos de papel, bem como informações sobre os benefícios da utilização. O copo de papel é descartável e tem formato de envelope, sendo produzido com 87% de celulose e 13% de polietileno biodegradável, sendo que o papel utilizado na fabricação é proveniente de madeira de reflorestamento.
Gestão de Resíduos
A destinação correta dos resíduos é prática essencial para minimizar os danos causados ao meio ambiente, evitando a contaminação do solo e a poluição dos rios e garantindo a saúde das pessoas. Na Unimed Porto Alegre, a gestão de resíduos é uma prática comum há algum tempo. Todas as lixeiras das unidades são padronizadas com a indicação sobre a forma correta de descarte. Cartazes dão destaque à importância da separação correta dos resíduos e, periodicamente, o assunto é abordado nos meios de comunicação interna utilizados pela Unimed Porto Alegre.
Kit Ecológico
Todos os colaboradores da Unimed Porto Alegre contam com um kit ecológico composto por uma nécessaire produzida a partir de banners usados, uma caneca de porcelana e um copo. O objetivo é promover uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente, estimulando os colaboradores a praticar atitudes sustentáveis. Mensalmente, durante o curso de integração promovido pela Cooperativa aos novos funcionários, são entregues os kits para que o novo colaborador incorpore atitudes sustentáveis em seu dia a dia.
Papel ecológico
No segundo semestre de 2014, a Unimed Porto Alegre passou a utilizar um papel produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Ao contrário do papel comum, ele não utiliza eucaliptos como matéria-prima e é feito a partir do reaproveitamento de resíduos. Ao utilizar a fibra do bagaço da cana-de-açúcar proveniente da indústria de açúcar e etanol, a produção desse papel possibilita uma enorme redução de resíduos sólidos agrícolas despejados na natureza. A intenção é que a substituição seja gradativa e abranja grande parte do papel consumido pela Unimed Porto Alegre.
Reaproveitamento de materiais
Os uniformes e banners utilizados na Cooperativa são reaproveitados como matéria-prima para confecção de jogos, nécessaires, sachês perfumados, edredons, sacolas, entre outros, que são doados a instituições e utilizados em ações da Unimed Porto Alegre.
Programa de Redução do Desperdício
Com o objetivo de reduzir o desperdício na Cooperativa, a Unimed Porto Alegre lançou, em fevereiro de 2015, o Programa de Redução de Desperdício. Estão em monitoramento cinco itens: copos plásticos, papel toalha, energia elétrica, água e impressões. Trimestralmente os colaboradores recebem os indicadores de consumo e, por meio deles, podem monitorar o desempenho de cada um.
Captação de água da chuva
Quatro unidades da Unimed Porto Alegre possuem o sistema de captação de água da chuva. Em Cachoeirinha, Gravataí e no Hospital Unimed, em Guaíba, a água coletada é reaproveitada para lavagem de ambulâncias e pisos, e na irrigação de jardins. Na sede da Cooperativa há um sistema de bombeamento para que a água captada seja utilizada nos vasos sanitários. A capacidade média de armazenamento é de 23 mil litros/mês.