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Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários de Planos de Saúde 2021

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O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

  • Maior poder de comparação do desempenho das operadoras;
  • Foco em indicadores que avaliam a qualidade;
  • Sinergia entre os diversos programas da ANS;
  • A instituição de Pesquisa de Satisfação do beneficiário;
  • Ampliação dos subsidios às políticas regulatórias;
  • Utilização de linguagem amigável para o público leigo;

Para promover a melhoria contínua do programa, em 2016 houve a restruturação das Dimensões do IDSS com o objetivo de torná-las integradas e em consonância com as novas regras e práticas do setor, com conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência, à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.

Confira as novas Dimensões:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Confira o resultado da Unimed Porto Alegre no IDSS vigente:​

​DimensãoAno-base 2017Ano-base 2018Ano-base 2019Ano-base2020
Qualidade em Atenção ​à Saúde
0,86650,98490,9803                0,7546
Garantia de Acesso
0,37990,54610,6183                 0,5486
Sustentabilidade no Mercado1,00001,00001,0000                 1,0000
Gestão de Processos e Regulação
0,94190,93620​,9634                 0,8887
IDSS 0,9181 1,0000 1,0000                 0,7798​

Clique aqui e saiba mais.

A ANS estimula e orienta as operadoras de planos de saúde a realizarem anualmente uma Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, seguindo parâmetros técnicos que permitam pontuar e comparar as diferentes empresas que comercializam planos.

A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no IDSS, caso seja aplicada de acordo com as diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS.

Os resultados da pesquisa indicam se os beneficiários entrevistados recomendariam o plano de saúde para amigos ou familiares entre outros itens. Abaixo você pode verificar o resultado recente da pesquisa, além do histórico das pesquisas de anos anteriores.

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Resultado recente da pesquisa - 2021

​​​​​​​Pesquisa IDSS

Resultado dos anos anteriores

​Pa​ra conferir o relatório na íntegra, além do plano amostral, relatório e parecer da auditoria independente baixe o conteúd​o abaixo​​​:


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