Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

7 livros que auxiliam a refletir sobre os cuidados com a saúde mental

23/01/2023 -
Saúde Mental

O início de um novo ano nos convida a pensar sobre o que passou e, também, sobre os objetivos que queremos alcançar ao longo do novo ciclo que se inicia. Neste período, geralmente estamos mais abertos a refletir sobre as nossas escolhas e a forma como estamos vivendo a vida.

O cuidado com a saúde mental é parte essencial desse processo, já que é responsável pela capacidade do indivíduo de lidar de forma saudável com os seus próprios pensamentos, sentimentos e emoções. Pensar sobre essas questões aumenta o nosso autoconhecimento e nos auxilia a reconhecer o que sentimos: o que nos gera sofrimento, quais são os nossos limites e o que nos traz felicidade e bem-estar.

O hábito da leitura tem relação comprovada com a saúde emocional e pode ser um recurso terapêutico. Estudos comprovam que ler reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a criatividade, melhora o funcionamento do cérebro e contribui para a liberação de hormônios como a serotonina e a dopamina, que trazem sensação de bem-estar e felicidade.

Por isso, separamos dicas de leituras que poderão te oferecer boas reflexões sobre a sua saúde mental.

A Coragem de Ser Imperfeito - Brené Brown

Brené Brown fala sobre como aceitar a própria vulnerabilidade, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos. Para a autora, viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Porém, isso não precisa ser ruim. A vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Plano B - Sheryl Sandberg e Adam Grant

Este livro ajuda o leitor a encontrar forças diante das dificuldades e traz importantes lições de como ajudar os outros em situações de crise, como desenvolver compaixão por nós mesmos, como educar filhos fortes e criar famílias, comunidades e locais de trabalho resilientes. Os autores trazem a reflexão de que a vida nunca é perfeita e todos temos que recorrer, em algum momento, a um tipo de Plano B.

Talvez você deva conversar com alguém - Lori Gottlieb

Lori Gottlieb combina histórias da sua trajetória como terapeuta à sua própria experiência como paciente. O livro oferece uma narrativa acolhedora, leve, comovente e lança luz sobre a nossa capacidade de mudar nossas vidas.

Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Você sabia que a mente possui dois sistemas diferentes e, muitas vezes, eles acabam se contradizendo e nos pregando peças? Este livro explica sobre o funcionamento da mente humana nas tomadas de decisões e expõe duas abordagens na forma de pensar: a rápida, que considera intuitiva e emocional, e a devagar, que é decisiva e lógica. A partir disso, o autor nos mostra como cada um desses pensamentos influenciam nossos comportamentos e reações.

Aonde quer que você vá, é você que está lá: Um guia prático para cultivar a atenção plena na vida diária - Jon Kabat-Zinn

O livro apresenta histórias envolventes sobre os benefícios da meditação e os desafios no caminho do autoconhecimento, além de refletir sobre como o foco no momento presente pode tornar seu cotidiano mais gratificante. A leitura é muito indicada para quem deseja uma vida com mais presença, significado e propósito.

Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás - Kristin Neff

Tantas obrigações diárias nos levam a pré-julgamentos e análises rigorosas sobre nós mesmos e os outros. Kristin Neff fala sobre a autocompaixão e a necessidade de autoconhecimento como fonte geradora de empatia entre os seres humanos. A autora mostra o caminho para nos libertarmos dos sentimentos de frustração, culpa e inadequação.

O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa - Shonda Rhimes

O livro foi inspirado por uma frase que a irmã da autora Shonda Rhimes lhe disse: “Você nunca diz sim pra nada". A partir disso, Shonda se dispôs ao desafio de dizer sim a tudo que a assustava. De uma forma bem-humorada o livro conta uma história de amor-próprio e autocuidado.​​

*A leitura contribui para ampliar o conhecimento sobre a saúde mental, porém não substitui o acompanhamento de um profissional especializado. A busca de apoio torna-se um importante recurso para ajudar a encontrar maneiras mais assertivas para lidar com os desafios.