Seu navegador não suporta JavaScript!
Logon

​​​​logo_parto.png

Clique aqui e saiba mais.

 

O Projeto Parto Adequado é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, em implementação em hospitais privados e públicos, com vistas à melhoria da atenção ao parto e ao nascimento.

O objetivo do projeto é, em conjunto com os hospitais participantes e com auxílio das operadoras de saúde, elaborar, testar, avaliar e disseminar modelos de atenção ao parto e ao nascimento que favoreçam qualidade dos serviços, valorizem o parto normal e contribuam para a redução dos riscos decorrentes de cesarianas desnecessárias. Com isso, busca-se melhorar a segurança da paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês.

A Unimed Porto Alegre apoia as melhores práticas obstétricas, o parto normal adequado e as cesarianas bem indicadas, e entende que as boas práticas e a boa relação médico-gestante proporcionam os melhores resultados. Seja qual for sua escolha, estamos ao seu lado para prestar todas as informações necessárias, juntamente com nossos médicos cooperados e hospitais parceiros.

Dentre os objetivos do Projeto Parto Adequado, busca-se a redução das taxas de cesariana. A cesariana, quando realizada sem a correta indicação médica, ocasiona riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê. Na saúde suplementar, a taxa chega a 84%, muito acima dos 40% da saúde pública.

A taxa atual de cesariana na rede prestadora da Unimed Porto Alegre é de 80,30%. Uma das razões apontadas para taxas tão elevadas na saúde suplementar são as cesarianas realizadas sem indicação clínica; além disso, um problema adicional são as cesarianas sem indicação e realizadas com menos de 39 semanas de gestação.

Realizada com 24 mil mulheres entre 2011 e 2012, a pesquisa Nascer no Brasil mostra que 35% dos recém-nascidos brasileiros nasceram a termo precoce, índice que corresponde a mais de 1 milhão de bebês imaturos. "Esses bebês apresentaram um risco quatro vezes maior de morte ao nascer e duas vezes maior de internação em UTI neonatal em relação aos nascidos com 39 semanas de gestação. Quando esses nascimentos se deram por meio de cesariana, os riscos aumentaram para dez e três vezes, respectivamente", informa a carta.

 
Com o intuito de participarmos ativamente do Projeto Parto Adequado, formalizamos parceria com os seguintes hospitais até o momento:

Hospital Mãe de Deus

End.: Rua José de Alencar, 286
Tel.: (51) 3230-6000

 Santa Casa de Misericórdia

End.: Rua Professor Annes Dias, 295
Tel.: (51) 3214- 8080

 

Abaixo relacionamos alguns temas importantes para o seu conhecimento:

- CARTÃO DA GESTANTE
O Cartão da Gestante é o documento de registro de todo o acompanhamento pré-natal, consultas e exames. Tenha sempre com você, pois são informações vitais para um bom e seguro atendimento.

- PARTOGRAMA
O Partograma é o método gráfico utilizado para a monitorização clínica do trabalho de parto. É preenchido durante o trabalho de parto pela equipe obstétrica e compõe o prontuário médico da parturiente.

- TAXA DE PARTO
Em atendimento às normas da ANS, disponibilizamos os percentuais de parto normal e cesáreo realizados por médicos cooperados e serviços de saúde no atendimento de gestantes da Unimed POA. Informe-se como solicitá-los pelo telefone 4004 2040, em nossas unidades de atendimento ou pelo site.

- TERMO DE CONSENTIMENTO
O Termo de Consentimento é um documento que informa sobre os riscos e benefícios dos procedimentos (parto, cesárea), assinado pela paciente e pelo médico. Os serviços de saúde disponibilizam esse documento.

- PLANO DE PARTO
É a manifestação da gestante de como gostaria que fosse o nascimento do seu bebê.  A finalidade maior é proporcionar reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que você prefere. Trata-se de exercício que poderá ajudá-la a definir o que é importante para você e prepará-la para conversar sobre suas expectativas com seu médico.

 

Junto com o médico que a acompanha no pré-natal, discuta as possíveis intervenções com base nas evidências científicas.  Analise com cuidado as opções e explique ao profissional o quanto elas são importantes para você(s).

 

A Unimed Porto Alegre oferece às gestantes o programa Saúde da gestante e do bebê.

Clique aqui para obter informações e fazer inscrição.