Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Dúvidas Frequentes

​​

  • ​Lave as mãos frequentemente com água e sabonete ou use álcool gel;
  • Mantenha os ambientes arejados;
  • Dê preferencia para uma alimentação saudável;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável, jogando-o no lixo imediatamente;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas​ e objetos pessoais;
  • Se estiver com qualquer tipo de infecção respiratória, não frequente ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, para evitar contágio;
  • Não use medicamentos sem orientação médica.

A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

​Esta mensagem indica que você já está cadastrado em nosso banco de candidatos. Nesse caso, recupere seus dados através do link "Esqueceu sua senha?"
Caso você não lembre o e-mail cadastrado orientamos a contatar o suporte ao candidato do site www.vagas.com.br através do email suporte@vagas.com.br


Você pode enviar um e-mail para recrutamento.selecao@unimedpoa.com.br. Sua mensagem será recebida, analisada e respondida pela nossa célula de recrutamento e seleção.


Para conhecer nossas oportunidades em aberto, acesse nosso site: www.unimedpoa.com.br – Link Trabalhe Conosco. Acesse a opção 'Conheça as nossas vagas'. Esclarecimentos adicionais sobre perfil da vaga e remuneração correspondente estaremos realizando na ocasião do processo seletivo.

​Não, a lista deve contemplar todos os profissionais de saúde que atuam no serviço.​

Sim, a vacinação em gestantes é muito importante, pois se trata de um grupo prioritário, pelo maior risco de desenvolverem complicações e pela transferência de anticorpos ao bebê, protegendo contra a doença nos primeiros meses de vida. A gestante pode realizar a vacina Influenza trivalente ou tetravalente.

Sim. O vírus da gripe pode estar presente em qualquer lugar. Por isso, é muito importante evitar tocar os olhos, nariz ou boca após ter algum contato com a superfície contaminada. Além disso, ao chegar da rua, procure sempre higienizar as mãos com água e sabão, ou usar álcool em gel. E ao tossir ou espirrar, use lenço descartável para cobrir a boca e descarte-o imediatamente.

​É muito importante que o endereço de e-mail cadastrado esteja atualizado, pois é por meio dele que acontece a maior parte da nossa comunicação. O número de telefone do cadastro também é fundamental, pois é divulgado no Guia Médico, no Site da Unimed Porto Alegre.​

​Sim. Qualquer alteração na descrição do endereço, em que seja necessário o ajuste na documentação legal é considerado alteração de endereço.​

O Ambulatório Multidisciplinar é composto por profissionais nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos.

Fluxo para autorização:

  • Deve ter encaminhamento de um médico de qualquer especialidade.
  • Para Plano Unifácil, deve ter encaminhamento de um médico cooperado que atenda pelo plano.
  • Comparecer ao atendimento presencial ou solicitar via site o pedido de autorização. Plano Unifácil deverá autorizar em um dos núcleos.

Após a autorização, o beneficiário receberá a senha via SMS, e com senha deverá agendar a consulta pelo telefone 4020-3113, opção 1

O recém-nascido, filho natural ou adotivo, do cliente ou de seu dependente que já tenha cumprido a carência para eventos obstétricos, terá direito às coberturas contratuais durante os 30 (trinta) primeiros dias após o parto e estará isento de carência e de Doença e Lesão Preexistente quando incluído no contrato até o prazo máximo de 30 (trinta) dias após seu nascimento ou adoção, mediante manifestação expressa de vontade do cliente. Caso o nascimento ocorra quando o usuário ainda se encontrar sob carência para atendimento obstétrico, o direito do recém-nascido também observará o prazo restante para o cumprimento da carência.

A Unimed Porto Alegre se moderniza cada vez mais, sempre buscando facilitar a vida de seus clientes. Isso, para nós, significa prestar um atendimento eficiente, onde quer que o cliente esteja.

Conheça as formas de entrar em contato com a Unimed Porto Alegre:

Central de Relacionamento com o Cliente Informações gerais: 4004 2040
Agendamento de Consultas Unifácil: 4020 3113

Fale Conosco

Confira aqui os endereços das nossas unidades


​Ligue para a Central de Agendamentos 4020.3113 ou acesse agendamento.unimedpoa.com.br e agende sua consulta no Núcleo Unifácil mais próximo.

​Inicialmente você deve consultar-se com um médico no Núcleo Unifácil; se necessário, ele solicitará o exame ou procedimento. Nesse caso, a autorização desse exame deverá ser feita no próprio Núcleo Unifácil, após o atendimento.

- Site da Unimed Porto Alegre: na página principal clique em “Sou Cliente”, em “Serviços Online” escolha a opção ”Fatura Digital e Débito Automático”. Imprima e preencha o formulário de adesão e entregue em uma de nossas unidades de atendimento ou digitalize o formulário e encaminhe para o e-mail contasareceber@unimedpoa.com.br. 

- Sede da Unimed Porto Alegre: em nosso setor Financeiro - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- Totem de Autoatendimento: em nossa sede (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS). Preencha os dados solicitados, imprima o documento e após entregue no setor Financeiro.  

- E-mail: Encaminhando e-mail para contasareceber@unimedpoa.com.br.  

Importante: Este serviço está disponível somente para bancos conveniados: Banco do Brasil, Banrisul, Unicred, Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. 
Para débito em conta o contratante deve ser o mesmo correntista.
Clique aqui para obter o formulário de adesão.

O contratante pode solicitar a alteração do seu endereço de correspondência das seguintes formas:

  • Em uma de nossas lojas (Sede, zona norte ou zona sul);
  • Através da nossa Central de Relacionamento com o Cliente, no telefone 0800 510 46 46. Salientamos que nossa Central atende 24 horas por dia.
  • Pelo atendimento via chat.
  • Enviando um e-mail para contratos.familiar@unimedpoa.com.br , contendo em anexo: uma cópia digitalizada do documento de identidade e solicitação por escrito contendo o novo endereço e assinatura do contratante;

As solicitações realizadas até o dia 20 para planos regulamentados serão processadas para o mês seguinte, após esta data somente para o mês posterior. Para planos não regulamentados, as solicitações devem ser realizadas até o dia 10 de cada mês.

Clique aqui e confira o endereço das lojas



​​Beneficiários oriundos de outras Unimeds ou outras operadoras, devem apresentar uma Declaração de Permanência do plano anterior para análise sobre um possível aproveitamento parcial de carências. Para os beneficiários da Unimed Porto Alegre que estiverem há mais de 02 anos na base, basta informar no momento da inclusão, no campo observações.​

​​Em caso de necessidade de cancelamento da consulta, você poderá fazer com até 24 horas de antecedência pela própria ferramenta; após esse prazo, será necessário entrar em contato com o consultório médico.

Beneficiário do Plano Unifácil: na hipótese de não ser realizado o cancelamento com até 24 horas de antecedência do horário da consulta e, ocorrendo a ausência do beneficiário na consulta, haverá a cobrança de taxa administrativa, conforme contratado entre as partes. O cancelamento pode ser realizado através da Central de Agendamento Unifácil, telefone 4020.3113, Agendamento online, site agendamento.unimedpoa.com.br ou outros canais disponibilizados para agendamento de consultas.

- Pagamento na Rede Bancária (Preferencialmente no Banco Emissor);
Você poderá encaminhar a cópia do comprovante de pagamento de títulos por e-mail ou diretamente em nossa sede.

- Sede da Unimed Porto Alegre: Setor Financeiro/Térreo - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- E-mail: Encaminhando e-mail para contasareceber@unimedpoa.com.br. Informar os dados do contratante (CPF/CNPJ) e boleto para pagamento.

Importante: os comprovantes recebidos serão previamente analisados pela área financeira. Não são aceitos os comprovantes de agendamento de débito, somente de efetiva prova de pagamento. Nos casos de envio por e-mail você deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento com Cliente (4004 2040) para confirmar recebimento do comprovante.

Caso você esteja procurando por um médico específico, basta indicar a especialidade e preencher corretamente o campo “Nome do Médico”. Dessa forma, é possível encontrá-lo buscando pelo nome. Se não encontrar o médico que você procura, pode ser que ele ainda não tenha se cadastrado no sistema de Agendamento Online da Unimed POA. Nesse caso, envie um e-mail para agendamentoonline@unimedpoa.com.br, e convide o seu médico a entrar no Agendamento Online. Esse e-mail será encaminhado ao seu médico.

Clientes que possuem o plano Unifácil devem agendar consultas pelo telefone 0800 642 49 49. Clientes dos planos Unimax, Unipart ou que possuem plano com outras Unimed´s, devem agendar a consulta diretamente no consultório do médico escolhido.

Clique aqui para buscar o seu médico


Você poderá solicitar à Unimed Porto Alegre uma análise de negociação de valores em atraso através dos seguintes canais:

- E-mail: Encaminhando e-mail para contasareceber@unimedpoa.com.br. Informar dados do contratante (CPF/CNPJ) e boleto (s) a serem negociados.

- Fale Conosco: Site da Unimed Porto Alegre, opção Fale Conosco, “Sou Cliente”, e escolha a opção “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”, e preencha os dados solicitados.

- Sede da Unimed Porto Alegre: Setor Financeiro/Térreo - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).


- A emissão de boletos vencidos e a vencer sofreu alteração no Site da Unimed com o objetivo de melhorar a segurança e agilidade para a geração.

- A principal mudança é a emissão do boleto vencido que ainda estiver registrado no Banco, o qual será disponibilizado em PDF com os dados de vencimento e valor original, podendo ser pago, mesmo vencido, em qualquer canal de recebimento do sistema bancário (a atualização do valor ocorrerá no momento do pagamento). Se for de sua preferência, para emissão do boleto com valor atualizado, acesse o site do banco emissor.  
                        
- Pessoa Física: unimedpoa.com.br > Para Você > Sou Cliente > 2° Via de Boletos e informe o  CPF (contratante). 

- Pessoa Jurídica: unimedpoa.com.br >  Para sua Empresa > Sou Cliente > 2° Via de Boletos/Faturas e informe o CNPJ (contratante).

- Sede da Unimed Porto Alegre: Setor Financeiro/Térreo - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- Totem de Autoatendimento: através do CPF/CNPJ do contratante. Disponível em nossa sede (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento: 4004 2040, utilizando seu CPF/CNPJ do contratante.

Você pode obter o demonstrativo dos valores pagos referentes ao plano de saúde através dos seguintes canais:

- Site da Unimed Porto Alegre: na página principal clique em “Sou Cliente”, em “Serviços Online”, escolha a opção “Impressão Demonstrativo do IR” e informe o CPF do contratante.

- Sede da Unimed Porto Alegre: Setor Financeiro/Térreo - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- Totem de Autoatendimento: localizado em nossa sede (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS). 

Importante
A consulta está disponível apenas para pagamentos efetuados por pessoa física, discriminado por beneficiários. 

O demonstrativo está disponível para impressão dos últimos 5 anos.

- Site da Unimed Porto Alegre: na página principal clique em “Sou Cliente”, em “Serviços Online”, acesso login e senha, escolha a opção "Fatura Digital e Débito Automático”.

- Sede da Unimed Porto Alegre: em nosso setor Financeiro - Horário de atendimento das 08:00h as 18:10h (Av. Venâncio Aires, 1040 – Porto Alegre/RS).

- Aplicativo Unimed Porto Alegre: opção “Fatura Digital/Por E-mail“, através de login (código carteirinha/e-mail) e senha do contratante.

Importante
Fatura por e-mail: O envio da fatura será via e-mail, estará disponível também para consulta no site da Unimed Porto Alegre. 

Fatura online: A impressão da fatura estará disponível no site da Unimed Porto Alegre.



A Ouvidoria é um canal de segunda instância, que não substitui e nem invalida os demais canais de atendimento, você pode realizar o registro através do site da Unimed Porto Alegre - www.unimedpoa.com.br/ouvidoria ou pelo telefone 4020.1046. 
Lembramos, antes de recorrer a Ouvidoria é importante que você já tenha registrado manifestação em um dos nossos canais, caso não seja localizado atendimento anterior, encaminharemos diretamente para à área responsável para tratamento.

​Você poderá saber quem são os médicos dos Núcleos no agendamento da sua consulta pela Central de Agendamentos, pelo telefone 4020.3113, ou pelo site agendamento.unimedpoa.com.br.

Se demitido sem justa causa e se contribuiu com a mensalidade do plano de saúde, permanecendo com o plano assistencial no mínimo 06 e no máximo 24 meses. 

Abaixo estão listados os documentos necessários para análise prévia que deverão ser encaminhados a esta Cooperativa (digitalizado) através do e-mail: demap@unimedpoa.com.br

Documentos:

  • Carteira de Trabalho – página da assinatura do portador (foto) e qualificação civil (verso da foto), página da admissão e baixa da empresa (no cabeçalho consta CONTRATO DE TRABALHO) e página seguinte que deverá estar em branco, caracterizando que não tem novo vínculo empregatício. Caso haja observação a ser vista na página da baixa, deverá encaminhar a cópia dessa página também;
  • CPF e documento de identificação com foto do titular;
  • Comprovante de endereço atualizada com CEP;
  • Termo de Ciência, frente e verso, devidamente preenchido, assinado por ambas as partes e carimbado pela empresa;
  • Carta do INSS confirmando a aposentadoria (se for o caso);
  • Caso possua vinculo ativo na CTPS - Carta da empresa no qual possui vinculo ativo, em nome do beneficiário, declarando que não fornece nenhum tipo de plano ou auxilio saúde;
  • Funcionários que possuíram outros planos pela mesma empresa- Carta de permanência do plano. 

Cliente sem e-mail deve entregar pessoalmente na sede da Cooperatativa, no endereço: Av. Venâncio Aires, 1040 - Cidade Baixa, Porto Alegre/RS, CEP: 90040-191 no setor de Atendimento Presencial.

Prazo para solicitação do DEMAP: Após o recebimento do Termo de Ciência, encaminhar os documentos em até 30 dias. 

Observação: Processo DEMAP com documento pendente não será concedido. Apresentar pendências em até 5 dias úteis. Após concessão, o prazo é de cinco dias úteis para finalização do processo.

Para acompanhamento do processo contate a central de atendimento pelo telefone 4004.2040

​A solicitação de documentos é realizada pelo e-mail GRPS@unimedpoa.com.br, sendo direcionado ao endereço eletrônico informado em seu cadastro, a relação de documentos que necessitam de atualização.​

​Atualização pode ser realizada preferencialmente pelo envio dos documentos digitalizados para o e-mail grps@unimedpoa.com.br. Porém também é possível encaminhar cópias dos itens para o endereço Avenida Venâncio Aires, 1040 – 3º andar, Cep: 90040-192, Farroupilha, Porto Alegre – RS. Ou ainda encaminhá-los pelas enfermeiras responsáveis pelo Programa de Qualificação da Rede, quando realizam as visitas no serviço.​

Acessando o Guia Médico Nacional, disponível na página inicial no site da Unimed Porto Alegre, e/ou diretamente no site da Unimed do local onde você se encontra, ou da Unimed do Brasil.

​​Para fazer um agendamento de consulta em nosso aplicativo, basta acessar o ícone "Agendamento Online" na página inicial. Na página do agendamento, clique na aba "Agendamento de Consultas", em seguida "Nova Consulta".​

​Informações sobre os valores de planos comercializados pela Unimed Porto Alegre são disponibilizados por nossos consultores de vendas, que atendem por meio da nossa Central de Relacionamento 0800-510-4646 (opção 05) em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira, ou presencialmente nos seguintes pontos de atendimento:

​O número do registro pode ser consultado no site do CREMERS, buscando no campo “médicos ativos". A consulta pode ser realizada pelo nome do médico ou pelo número do CRM.​

Para atualização de seu currículo, acesse nosso site: www.unimedpoa.com.br – Link Trabalhe Conosco. Acesse a opção "Atualize o seu currículo" e ao acessar seu cadastro com login e senha você terá a opção de alterar dados.   Clique em 'salvar' para que fiquem registradas suas alterações.


​​Todas as exclusões devem ser realizadas no boletim de exclusão, o qual deverá estar obrigatoriamente assinado e carimbado pela empresa. Sempre informar o motivo de exclusão. Obs.: Caso o beneficiário não tenha contribuído com desconto em folha, não se faz necessário a assinatura do mesmo. Em caso de demissão sem justa causa, é obrigatório assinatura do funcion​ário.

Boletim de Exclusão

​Será necessário ir até um dos hospitais credenciados para o atendimento em pronto socorro, que funcionam 24h.

Consulte a Rede Credenciada.

​Quando houver alteração é necessário que seja sinalizada à Unimed Porto Alegre, enviando o comprovante do novo enquadramento fiscal, para o e-mail: grps@unimedpoa.com.br

​Para os documentos que se encontram em processo de renovação, serão considerados seus protocolos, até a emissão do documento vigente.​

As inclusões de titulares e dependentes devem ser realizadas através do sistema MOVE, link: move.unimedpoa.com.br. Consulte o passo a passo de como processar as inclusões no ícone Manuais de Ajuda.


Você receberá mensagem no seu e-mail cadastrado no sistema de Agendamento Online, indicando que a sua consulta está “confirmada”. Caso não receba o e-mail de confirmação, deverá entrar em contato com o consultório e confirmar com a secretária do médico.

Regra geral, os contratos de planos de saúde assinados até 31 de dezembro de 1998, ou seja, antes da vigência da lei 9.656/98, são considerados como antigos. Por sua vez, aqueles assinados a partir de 2 de janeiro de 1999, ou seja, já na vigência da Lei 9.656/98, são considerados novos. Portanto, verifique o seu contrato de adesão (ou termos aditivos contratuais, se houver) para saber se é novo ou antigo. Em caso de dúvida, ligue para a central de atendimento.

Fique atento, ainda, para o fato de já ter realizado a adaptação de seu contrato antigo às novas regras introduzidas pela Lei 9.656/98, ou mesmo, já ter trocado seu plano antigo por um novo (migração). Para isso, basta verificar os aditivos contratuais assinados ou o próprio contrato de adesão.

​O pedido de Reanálise poder ser realizado, através do site da Unimed Porto Alegre (link abaixo) ou atendimento presencial.


​Enviar e-mail para grps@unimedpoa.com.br solicitando o status da documentação.​

Ao receber seu cartão, confira todos os seus dados pessoais. Em caso de erro, entre em contato pelo telefone 0800 510 4646.

Deve ser evitado:

  • Uso de clips no cartão;
  • Expor o cartão a raios solares;
  • Deixar o cartão em contato com areia ou umidade;
  • Envergar o cartão;
  • Deixar o cartão em contato com aparelhos elétricos ou campos magnéticos.
    •  

Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, comunique imediatamente à Central de Relacionamento com o cliente 0800 510 4646.
​Em caso de plano empresarial, comunique ao departamento responsável da empresa para que solicitem a segunda via à Unimed Porto Alegre. ​
 

​Para que você tenha tranquilidade e segurança quando precisar de atendimento, a Unimed Porto Alegre dá algumas dicas e esclarece as questões mais comuns: 

  • Porte seu cartão devidamente assinado e carteira de identidade; 
  • Escolha o médico de sua preferência (Exceto Plano Unifácil); 
  • Utilize o seu Guia Médico impresso ou Guia Online.

IMPORTANTE: Seu cartão magnético Unimed é um documento pessoal, intransferível e indispensável em qualquer tipo de atendimento.

  • Ao adquirir o Plano de Saúde Unimed o cliente deve receber um Guia Médico referente ao seu plano e o seu respectivo contrato.
  • Sempre que ocorrer alguma dúvida quanto ao seu plano de saúde, procure informações na sua empresa ou na Unimed Porto Alegre, por meio da Central de Relacionamento com o cliente (0800 510 4646). 
  • Alterações contratuais nos Planos só poderão ser realizadas, nos casos de contratos individuais, pelo responsável financeiro ou titular. Na impossibilidade do mesmo, o portador deverá trazer um ofício devidamente assinado pelo responsável autorizando as referidas alterações e com cópia da identidade do mesmo em anexo. 
  • Só procure o Pronto Socorro quando realmente houver necessidade.
  • Para um melhor acompanhamento na utilização, guarde os comprovantes de consultas, exames realizados e os resultados dos exames.
  • Preste muita atenção ao assinar as guias de serviço médico, laboratorial ou hospitalar. Ao assiná-las, você estará afirmando que o serviço foi realizado. Assim, verifique sempre se o que consta na guia corresponde ao que foi realizado e não assine nada em branco.
  • Verifique se o pedido de exame está corretamente preenchido com o nome do usuário, empresa, código do cartão e carimbo.
Obs: A Lei nº 9.656/98 estabelece cobertura diferenciada para os contratos firmados a partir de janeiro de 1999.

  • ​Cartão da Unimed;
  • Requisição do exame e ou procedimento;
  • Documento de identificação.

O pedido de autorização pode ser encaminhado por qualquer pessoa, portando os documentos acima citados.​

​Você deverá desmarcar com antecedência mínima de 24 horas.

Através de nosso site, diretamente no prestador ou em nossos pontos de atendimento.

Clique aqui e confira os locais de autorização

​A Unimed Porto Alegre possibilita que suas solicitações de autorização sejam encaminhadas através de nosso site: www.unimedpoa.com.br/​para-voce/sou-cliente/servicos-online/autorizacao-exames​.

​O fato de espirrar não significa necessariamente que a pessoa está resfriada. Ela pode ser alérgica a alguma coisa ou ter entrado em contato com o ar frio, e , dessa forma, o corpo sofreu uma reação. O espirro é uma reação fisiológica do organismo para eliminação de impurezas depositadas nas vias aéreas.

​A partir de agora, você será atendido por um médico da Unimed Porto Alegre. Agende uma consulta pela Central de Agendamentos 4020.3113 ou pelo site agendamento.unimedpoa.com.br. Leve todos os seus exames à consulta. Se necessário, o médico fará o encaminhamento ao especialista.


​Sim, o manual está disponível no site da Unimed Porto Alegre, em PDF, no Guia de Orientações – Guia de Intercâmbio.

​Sim. Existem algumas informações que são essenciais, como por exemplo o endereço completo e o nome da mãe.

​Conforme estabelece o Rol de Procedimentos e Eventos editado pela Agência Nacional de Saúde - ANS, o cliente que possui plano de saúde contratado após 1º de janeiro de 1999, tem o direito de realizar o procedimento de VASECTOMIA ou LAQUEADURA desde que atenda as Diretrizes de Utilização para Cobertura de Procedimentos na Saúde Suplementar, sendo elas:

a. homens e mulheres com capacidade civil plena; 

b. maiores de vinte e cinco anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos; 

c. seja observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico para os devidos aconselhamentos e informações; 

d. seja apresentado documento escrito e firmado, com a expressa manifestação da vontade da pessoa, após receber informações a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes; 

e. em caso de casais, com o consentimento de ambos os cônjuges expresso em documento escrito e firmado; 

f. o procedimento cirúrgico deve ser devidamente registrado em prontuário e será objeto de notificação compulsória à direção do Sistema Único de Saúde, cabendo ao médico executor do procedimento fazê-la;

É vedada a realização da cirurgia para esterilização masculina nos seguintes casos: 

a. durante a ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados, incapacidade mental temporária ou permanente e devidamente registradas no parecer psicológico e/ou psiquiátrico; 

b. em pessoas incapazes, exceto mediante autorização judicial, regulamentada na forma da lei.

É vedada a realização de laqueadura tubária quando preenchidos pelo menos um dos seguintes critérios: 

a. durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores; 

b. através de cesárea indicada para fim exclusivo de esterilização; 

c. quando a manifestação de vontade expressa para fins de esterilização cirúrgica (laqueadura) ocorrer durante alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente; 

d. em pessoas absolutamente incapazes, exceto mediante autorização judicial, regulamentada na forma da Lei.


Embora gripe e resfriado tenham alguns sintomas semelhantes, como nariz entupido, secreções escorrendo e espirros, eles também apresentam muitas diferenças. Enquanto os resfriados são causados por mais de 200 tipos diferentes de vírus, a gripe é causada unicamente pelo vírus influenza, que está em constante mutação. Quando estamos apresentando algum dos sintomas acima, não temos condição de levantar, trabalhar e fazer as atividades diárias normalmente, significa que apresentamos um quadro de resfriado. Num quadro gripal, o infectado não consegue sair da cama, e tem, obrigatoriamente, febre durante alguns dias. Lembrando que a vacina da gripe não imuniza os resfriados.


​Sim. É necessário o envio sempre que houver alteração no contrato social. Para os prestadores que têm estatuto, as atas são fundamentais, pois é por meio delas que evidenciamos os responsáveis legais, diretores, membros do conselho de administração. ​

Poderá solicitar a autorização via site ou aplicativo, ou dirigir-se a um local de atendimento para autorizar previamente os exames solicitados

Pode ser que o e-mail que está tentando cadastrar já tenha sido utilizado no cadastro de uma carteira que esteja inativa. Por exemplo: Troca de plano. Neste caso a alteração do cadastro é realizada através da central de atendimento 0800.510.4646.

Ou então, o e-mail que está tentando cadastrar já esteja cadastrado na carteira de um dos dependentes ou de outra pessoa de outro plano. Para cada carteira é necessário ter um e-mail diferente.

Cartão com inicio 0048 : Poderá obter o atendimento apresentando documento de identificação com foto.

Cartão com inicio diferente de 0048 : Deverá solicitar autorização previamente em um dos pontos de atendimento da Unimed Porto Alegre ), com documento de identificação com foto.

Para informações sobre acessos, senhas, bloqueios e/ou situações relacionados ao site de cadastro orientamos a contatar o suporte ao candidato do site www.vagas.com.br através do email suporte@vagas.com.br

É necessário entrar em contato com a nossa central de atendimento 0800.510.4646 para que seja feita a alteração.

Sim. Com o frio, há tendência de maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, que viabiliza a proliferação do vírus da gripe. Lembre-se de que o vírus é transmitido pelo ar, e que basta uma distância inferior a 1,5 m de uma pessoa infectada para que aconteça o contágio.​
Se seu plano for global, terá cobertura para consultas, exames e internações hospitalares. Apenas os planos ambulatoriais não oferecem cobertura para internações.

​Tipo, marca, modelo, série, ano e número do registro na Anvisa.​

​Deve ter data e assinatura do responsável técnico, constando: Nome Completo, CPF e número do RQE dos profissionais do corpo clínico; para os serviços em que os profissionais relacionados não sejam médicos, o registro será do conselho profissional da categoria, por exemplo, CRP, CRF, CREFITO, CRBM.​

​Em caso de urgência/emergência, vá até o pronto-atendimento mais próximo, conforme endereços disponíveis no guia de orientações Unifácil.

​Conforme a Resolução Normativa nº 211/2010, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o cliente que possui plano de saúde contratado após 1º de janeiro de 1999, tem o direito de realizar 12 (doze) consultas/sessões com nutricionista por ano, desde que indicado pelo seu médico assistente. O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, por meio da Guia de SADT, devendo o cliente se dirigir ao atendimento presencial da Unimed Porto Alegre para solicitar autorização do tratamento.

Consulte o Rol da ANS

​Conforme a Resolução Normativa nº 211/2010, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o cliente que possui plano de saúde contratado após 1º de janeiro de 1999, tem direito até 40 (quarenta) consultas/sessões de psicoterapia por ano [com um(a) Psicólogo(a).

Consulte o Rol da ANS

Conforme a Resolução Normativa nº 211/2010, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o cliente que possui plano de saúde contratado após 1º de janeiro de 1999, tem o direito de realizar 12 (doze) consultas/sessões de terapia ocupacional por ano, desde que indicado pelo seu médico assistente. O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, através da Guia de SADT, devendo o cliente se dirigir ao atendimento presencial da Unimed Porto Alegre para solicitar autorização do tratamento.

Consulte o Rol da ANS

Antes de usar o Sistema de Agendamento Online de Consultas da Unimed POA, você precisa fazer o seu cadastro de usuário. Para isso, é necessário ter à mão o número do seu cartão de cliente e seguir o passo a passo do processo de cadastramento. Para saber mais detalhes de como se cadastrar, visualize o tutorial disponível na página inicial da ferramenta e faça o seu cadastro na opção “Cadastre-se”.​

A Biometria é um sistema de identificação que capta a sua digital e compara com o banco de dados da Unimed para confirmar sua identidade.

A biometria é a forma mais prática de confirmar sua identificação no momento do atendimento; Ela impede que outra pessoa use seu plano de saúde em caso de perda ou roubo do cartão; Você não precisa decorar mais uma senha, já que a biometria substitui a senha no atendimento; Sua biometria é validada em tempo real; Traz mais segurança no ato dos atendimentos realizados, evitando cobranças indevidas.

​A cobertura assistencial é o conjunto de procedimentos a que o consumidor tem direito, previsto na legislação de saúde suplementar e no contrato firmado com a operadora.

Cobertura Parcial Temporária (CPT) é aquela que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde, a suspensão da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões pré-existentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal.


Através do preenchimento de declaração de saúde, havendo declaração de doença ou lesão pré-existente, o beneficiário receberá CPT (Cobertura Parcial Temporária). Neste documento, constará que o beneficiário, não terá direito aos procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos ou leitos de alta tecnologia relacionada á doença ou lesão declarada, por um período máximo de 24 meses. A assinatura da CPT deverá ser do beneficiário ou nos casos de menor de 18 anos ou incapaz, deverá ser o seu representante legal. Este documento nunca deverá ser assinado pelo contratante.​

É o formulário que acompanha o Contrato do Plano de Saúde, onde o beneficiário ou seu representante legal deverá informar as doenças ou lesões pré-existentes que saiba ser portador ou sofredor no momento da contratação do plano. Para o seu preenchimento, o beneficiário tem o direito de ser orientado, gratuitamente, por um médico credenciado/referenciado pela operadora.

​Se optar por um profissional de sua livre escolha, assumirá o custo desta opção. Portanto, se o beneficiário toma medicamentos regularmente, consulta médicos por problema de saúde do qual conhece o diagnóstico, fez qualquer exame que identificou alguma doença ou lesão, esteve internado ou submeteu-se a alguma cirurgia, DEVE DECLARAR ESTA DOENÇA OU LESÃO.

Tem por objetivo registrar a existência de doenças e lesões pré-existentes, como sendo aqueles que o promitente contratante tenha conhecimento no momento da assinatura do contrato, em relação a si próprio ou a qualquer de seus dependentes. Clique aqui e acesse Manual para preenchimento da Declaração de Saúde.

É o plano para demitidos e aposentados que é concedido conforme Lei 9656/98, artigos 30 (demitidos) e 31 (aposentados), que concede o direito de manutenção da condição de beneficiário. O disposto é que o ex-funcionário que contribuía com a mensalidade do titular da assistência médica poderá continuar com plano de saúde nas mesmas condições do empresarial que era vinculado, desde que assuma o pagamento integral das mensalidades e coparticipações contratuais.

É o atendimento estabelecido entre as Unimeds por meio de normas, regras e diretrizes, consolidando a integração no Sistema Unimed e garantindo o seu atendimento em todo o território nacional, fazendo da Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil.

Em outras palavras, são atendimentos realizados fora da área de abrangência de sua Unimed de origem, ou seja, da cooperativa da qual você é cliente. Quando viajar para outra cidade a fim de realizar algum procedimento eletivo (programado), procure antes a Unimed mais próxima da localidade em que se encontra, dirigindo-se ao setor de Atendimento ao Cliente/Intercâmbio, no intuito de obter informações quanto à possibilidade de realizar o procedimento solicitado fora de sua abrangência contratual.

Por meio do intercâmbio, é possível garantir a prestação de atendimento nos serviços credenciados da Unimeds em outras cidades, sempre em consonância com a cobertura se seu contrato.

Para atualização cadastral é necessário: nome e nome da mãe, completos e sem abreviações; data de nascimento; CPF (obrigatório para todos os maiores de 14 anos e titulares), endereço residencial, e-mail, telefones para contato.

​O NOTIVISA é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.​

​​O projeto Meu Médico Online da Unimed Porto Alegre tem como objetivo principal suprir a necessidade de nossos clientes diante das medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre em virtude da propagação do novo coronavírus. Desta forma, os médicos poderão manter suas agendas de atendimento de maneira remota, via teleconsulta, por meio de uma plataforma virtual. Vem ao encontro do propósito da Unimed que é fazer a diferença no cuidar das pessoas, esse é o nosso jeito de cuidar.​

​​É a obrigatoriedade das Operadoras de Plano Privado de Assistência à Saúde em ressarcir o Sistema Único de Saúde – SUS relativa aos serviços de atendimento, prestados a seus consumidores e respectivos dependentes, em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.​

Pedido médico é a guia branca com o logotipo da Unimed, entregue pelo seu médico onde consta a solicitação de exames, procedimentos e tratamentos. É imprescindível conter data, assinatura do médico solicitante e carimbo. Este encaminhamento possui validade de 60 dias.

​RQE significa registro de qualificação de especialista. É uma qualificação complementar que é tão importante quanto o CRM. Este registro garante que aquele profissional, além de qualificado a praticar a Medicina, tem também especialização completa na área em que atua.​

​São consideradas situações de urgência e emergência aquelas que dependem da ação imediata do médico e, portanto, não podem aguardar o agendamento de uma consulta em consultório. Por exemplo: 

  • Todo tipo de dor aguda na cabeça, coluna, peito, abdômen etc; 
  • Crise de alergias, coceiras, falta de ar, pressão alta e queda de pressão (desmaios); 
  • Todo tipo de sangramento – nasal, urinário, digestivo, ginecológico etc; 
  • Casos de vômito, tonturas e diarréias com desidratação; 
  • Intoxicação com bebidas, medicamentos, drogas ou venenos; 
  • Todos os casos de traumatismo, ocasionados por acidentes pessoais (ferimentos cortantes, perfurantes, quedas com fraturas ou torções de articulações), de trânsito (colisões, capotamento, atropelamento), por armas de fogo (tiros) ou armas brancas (facadas).

Para alterar sua senha ou dados pessoais no sistema de Agendamento Online de Consultas, você precisa fazer o login, ir em “Meu Perfil” e clicar na opção “Trocar senha”. Veja o tutorial a partir de “Meu Perfil – senha”, para entender o passo a passo do processo.

​Em junho de 1998, foi publicada a Lei 9.656 - a Lei dos Planos de Saúde. Esta Lei entrou em vigor em 02 de junho de 1999. Todos os contratos de planos de saúde firmados a partir de 2 de janeiro de 1999 enquadram-se na nova legislação. São os chamados Planos Regulamentados. Por sua vez, os contratos firmados até 31 de dezembro de 1998, por não estarem necessariamente enquadrados na Lei 9.656, de 1998 - são chamados, por analogia, de Contratos Antigos.

​Origem é a sua Unimed, a detentora do seu contrato, identificada pelo nome ou pelos quatro primeiros números do cartão. Ex.: 0048 – Unimed Porto Alegre.

​Quando você está fora da área de ação da sua Unimed, que é a detentora do seu contrato, e precisa realizar algum atendimento, a Unimed que prestar esse atendimento é a Executora.

Na página inicial do site (www.unimedpoa.com.br), terá acesso a rede credenciada e aos médicos. Ambos sinalizando o tipo de plano que poderá ter atendimento.


​Entre em contato pelo 0800 5104646.

Endereço para realizar o cadastro biométrico:

Alvorada: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1.355

Cachoeirinha: Av. General Flores da Cunha, 247

Camaquã: Av. Presidente Vargas, 252

Canoas: Av. Getúlio Vargas, 5.600

Capão da Canoa:  Rua Dom Luiz Guanella, 2.800

Esteio: Rua Ferroviários, 65

Gravataí: Rua Adolfo Inácio Barcelos, 888

Guaíba: Rua José Montaury, 259/305

Osório: Av. Jorge Dariva, 1.153, sala 01

Sapucaia do Sul: Rua Coronel Serafim Pereira, 325

Torres: Av. General Osório, 434, sala 02

Tramandaí: Av. Atlântica, 1.810

Viamão: Rua Isabel Bastos, 199/203

Porto Alegre

CDU Moinhos: Rua Olavo Barreto Viana, 100

CDU Total: Av. Cristóvão Colombo, 545, prédio 3

Centro: Rua Siqueira Campos, 1.177

Zona Sul: Av. Wenceslau Escobar, 2.320, loja 02

Zona Norte: Av. Assis Brasil, 3.940, loja 2

Unifácil: Av. Farrapos, 1.602

Sede: Av. Venâncio Aires, 1.040

Casa Bem-Estar: Av. Miguel Tostes, 823

Equipe Multidisciplinar:  Andradas 1001, Conj. 904

​Não. Estes programas são evidenciados nas visitas técnicas, realizadas pelas enfermeiras responsáveis pelo Programa de Qualificação da Rede. ​

​Deverão ser enviados todos os documentos que sofreram alterações, tais como: alteração do contrato social, onde é sinalizada a troca de endereço, CNPJ, Alvará de localização, Alvará de Saúde, Certificado de Regularidade, CNES.​

Após a conclusão do processo, a nossa área de recrutamento e seleção enviará um retorno através de email agradecendo sua participação. Caso você não tenha sido aprovado nesta oportunidade, seus dados permanecem em nosso banco de candidatos e você poderá se candidatar para outras oportunidades

​É por meio da documentação legal que mantemos o cadastro dos serviços e hospitais atualizados, bem como a divulgação de dados importantes, como endereço e telefone aos clientes, pelo site da Unimed Porto Alegre. Além disso a documentação legal atualizada, tais como Alvará de Saúde e Certificado de Regularidade, garante a segurança e qualidade de atendimento aos beneficiários.

​Não. Para agendar uma consulta, ligue para a Central de Agendamentos 4020.3113 ou acesse o site agendamento.unimedpoa.com.br.

​Não. Os atendimentos nos Núcleos Unifácil são realizados mediante agendamento.

​Sim, você poderá consultar as demais especialidades após a avaliação e o encaminhamento de um médico dos Núcleos Unifácil.

​Nosso recebimento de seu currículos acontece exclusivamente pelo site: www.unimedpoa.com.br – Link Trabalhe Conosco. Acesse a opção 'Cadastre - Deixe o seu currículo conosco".  A divulgação das vagas e a busca de candidatos para nossas oportunidades são feitas via sistema. Por isso, para participar dos nossos processos seletivos é indispensável ter seu currículo cadastrado e atualizado em nosso site. Ao cadastrar seu currículo é possível anexá-lo, podendo também inserir uma carta de apresentação. Sugerimos que verifique a combinação de login e/ou senha, pois muitas vezes o cadastro não é aceito por acusar outro usuário com mesmo login.

- Não é possível prorrogar a data de vencimento de seu boleto.
  • As coberturas contratuais permanecerão iguais as do plano anterior;
  • Extensivo apenas aos beneficiários que estavam ativos no contrato da empresa, sendo possível a inclusão de novos beneficiários apenas se, filhos menores de 24 anos e cônjuge, se não faziam parte do plano pela empresa;
  • A fatura para pagamento será enviada para o endereço que consta em seu cadastro, e com vencimento dia 10 de cada mês;
  • O beneficiário assumirá o pagamento da mensalidade e participações integrais do plano de origem;
  • O reajuste das mensalidades acompanhará o reajuste do plano de origem;
  • Caso a empresa rescinda o contrato, o benefício também será rescindido.
​As pessoas que já tiveram a síndrome de Guillain-Barré e com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior não devem receber a vacina. 

Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa (pacientes em quimioterapia ou imunoterapia), devem receber orientações específicas do seu médico.​

​Os documentos que compõem a relação integral para atualização do cadastro são:

• Contrato social;

• CNPJ;

• CNES;

• Alvará de localização;

• Alvará de saúde;

• Alvará do PPCI;

• Certificados de Regularidade de PJ junto ao Conselho da especialidade;

• Título de Especialista do responsável técnico.

• Comprovante de cadastro NOTIVISA;

• Certificado de Qualidade;

• Relação dos profissionais e cópias dos títulos;

• Relação de equipamentos;

• Comprovante do enquadramento fiscal.

Observação: a relação de documentos pode alterar dependendo da especialidade do prestador.


No Núcleo Unifácil, você encontra as especialidades médicas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, e, em Porto Alegre, também oftalmologia.

Agende sua consulta no Núcleo Unifácil mais próximo pela Central de Agendamentos (4020.3113), ou pelo site agendamento.unimedpoa.com.br.

No Núcleo Unifácil, você encontra as especialidades médicas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, e, em Porto Alegre, também oftalmologia.

Agende sua consulta no Núcleo Unifácil mais próximo pela Central de Agendamentos (4020.3113), ou pelo site agendamento.unimedpoa.com.br.

A vacina da gripe em geral não apresenta efeitos colaterais. As reações são raras, mas podem ocorrer nas primeiras 24 horas após a vacinação e desaparecem espontaneamente em um ou dois dias. 

Algumas pessoas podem apresentar febre, mal-estar e um pouco de dor no local da aplicação.

Todos os atendimentos previstos neste contrato serão fornecidos no limite do Rol de Procedimentos determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o qual poderá ser acessado pelo site: www.ans.gov.br

​Informações como telefone e e-mail são opcionais, porém reiteramos sua importância, pois estreita o contato entre a Unimed Porto Alegre e você.

​Todos os procedimentos cirúrgicos e terapias oncológicas. Vale lembrar que o setor de pré-auditoria/perícia é responsável pela autorização de procedimentos eletivos, ou seja, procedimentos que estão com data programada para realização.​

​Todos os procedimentos cirúrgicos e terapias oncológicas. Vale lembrar que o setor de pré-auditoria/perícia é responsável pela autorização de procedimentos eletivos, ou seja, procedimentos que estão com data programada para realização.

Há duas vacinas disponíveis hoje: a trivalente e a tetravalente. Ambas protegem contra os vírus Influenza A/Michigan (H1N1) e vírus Influenza A / Switzerland (H3N2). A diferença está nas cepas do vírus do tipo B contida nas duas vacinas. A trivalente protege apenas contra o vírus Influenza B/Colorado (linhagem Victoria). Já a tetravalente protege contra o vírus Influenza B/ Colorado (linhagem Victoria) e o vírus Influenza B/ Phuket ( linhagem ​Yagamata).

​Não é possível generalizar, porque os contratos são individuais e diferem uns dos outros. Podemos apontar, em linhas gerais, que os planos novos são obrigados a cobrir cirurgias cardíaca, quimioterapia e fisioterapia sem limite contratual, transplante de córnea, transplante de rim, hemodiálise, tratamento de AIDS, próteses, entre outras obrigações. Já os planos antigos, não possuíam esta obrigação. Isso não quer dizer que não cubram. Podem cobrir ou não estes tratamentos e doenças, depende de cada contrato.

​O documento encaminhado deverá ser uma declaração emitida pelo contador, sinalizando se a clínica é optante pelo Simples Nacional, lucro real ou presumido.​

​O documento a ser enviado é um “print de tela" no qual constem os dados da Instituição registrados no site da Anvisa, como por exemplo: razão social, CNPJ e endereço.​

​As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato, conforme abaixo:

24 horas - Para acidentes pessoais, urgências/emergências em pronto-socorro. 

30 dias - Consultas eletivas e exames de análises clínicas, exames anatomopatológicos e citológicos (exceto necropsia), raio - x simples e contrastados, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultra-sonografia. 

60 dias – Demais exames, excluindo-se os listados acima.

60 dias – Consultas e/ou sessões de Psicologia, Psicoterapia, Fisioterapia, Nutricionista, Fonoaudiologia, Fisiatria e terapia Ocupacional.

120 dias - Internações hospitalares e cirurgias (urgência, emergência, eletivas, casos de saúde mental, exceto para partos); 

180 dias - Cirurgias cardíacas e vasculares, tratamento clínico-cirúrgico para obesidade mórbida, neurocirurgia, cirurgias obstétricas, diálise peritonial, hemodinâmica, hemodiálises, órteses, próteses, transplantes, radioterapia e quimioterapia.

180 dias - Exames de genética e biologia molecular.

300 dias - Partos a termo.

​​​Demitidos: 
correspondente ao período equivalente a 1/3 da permanência deste funcionário no plano de saúde empresarial, com um mínimo assegurado de 6 (seis) meses e um máximo de 2(dois) anos.

Exemplo: Empregado contribuiu para plano de assistência a saúde fornecido pela empresa por 1(um ano) terá direito 06 seis meses (tempo mínimo),contribuiu durante dois anos(24 meses) terá direito a 08 oito meses(equivalente a um terço do que ele contribuiu),e se ele contribuiu por mais de 06 anos(72 meses) terá direito a 02 anos (tempo máximo).

Aposentados: 
o beneficio será proporcional ao período que o aposentado contribuiu para plano de assistência a saúde, decorrente de vínculo empregatício. Ao aposentado que contribuir para o plano coletivo de assistência a saúde por período inferior a dez anos é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, a razão de um ano para cada ano de contribuição. O aposentado que contribuir para o plano coletivo de assistência a saúde pelo prazo mínimo de 10 (dez) anos terá direito de manutenção como beneficiário nas mesmas condições que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, sem limite de tempo.

Observação: O benefício não será encaminhado caso ocorra a falta dos documentos necessários para adesão.

​O prazo para os beneficiários da Unimed Porto Alegre solicitarem a revisão da negativa e o prazo para Ouvidoria fazer a reanálise da negativa, será de acordo os prazos de atendimento, previstos na Resolução Normativa 259/11 da Agência Nacional de Saúde. www.unimedpoa.com.br/ans/resolucao-normativa-rn-259

​As manifestações registradas no canal de Ouvidoria serão conduzidas em até 7 dias úteis, podendo ser acordado com o beneficiário o retorno em até 30 dias, de acordo com a Resolução Normativa 323/13.​

​O telefone do SOS Emergências Médicas é 0800 7070 007.
O SOS presta os seguintes serviços: 

  • Aconselhamento médico por telefone, 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados; 
  • ​Atendimento pré-hospitalar domiciliar de urgência e emergência; 
  • Remoções terrestres de urgência e emergência; 
  • Remoções terrestres eletivas; 
  • Remoções aeromédicas.

Os serviços de remoção ou atendimento domiciliar são identificados pelo médico regulador, que colhe os dados clínicos do paciente e define o serviço mais adequado.

Estes serviços são exclusivos para clientes SOS.

​Esta lista deve ser enviada sempre que houver alteração.​

O CPF é obrigatório para todos os maiores de 14 anos.

Os planos Pessoa Física (contratado individualmente ou familiar), são reajustados anualmente, ocorrendo na data do aniversário do contrato. O índice de reajuste é publicado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Unimed somente poderá aplicar o reajuste após autorização expressa da ANS. As mensalidades também podem sofrer um reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária, de acordo com a tabela constante das condições gerais do contrato. Caso o titular ou responsável pelo plano solicite alguma alteração no plano como inclusão, exclusão de dependentes, alteração de abrangência ou acomodação, por exemplo, o valor da mensalidade também sofrerá alterações.

Os planos Pessoa Jurídica sofrem reajustes diferentes dos planos de pessoa física, não existe um percentual fixo informado pela Agência Nacional de Saúde. São reajustados de acordo com a sinistralidade do contrato, e livre negociação entre o gestor de contas e o cliente.

​Nos casos em que houver uma solicitação de atendimento negado, o canal de Ouvidoria disponibiliza aos beneficiários da Unimed Porto Alegre, o recurso de reavaliar o parecer emitido inicialmente, conforme previsto na Resolução Normativa 395/16 da Agência Nacional de Saúde.​

Não. A Unimed Porto Alegre possui mais de 5.000 médicos cooperados em diversas especialidades. Caso o beneficiário opte por realizar uma consulta com médico não cooperado, o custo desta consulta é de responsabilidade do beneficiário.

Na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador no munícipio pertencente à área geográfica de abrangência e a área de atuação prevista no contrato, a Unimed garante ao beneficiário os atendimentos conforme dispõe a Resolução Normativa nº 259 de 2011 da ANS, sendo que essa normativa poderá ser acessada por meio do site: www.ans.gov.br ou poderá ser consultada pela Central de Atendimento Telefônico.


Uma média de duas a três semanas.​

Seu currículo ficará ativo no sistema por tempo indeterminado. Para concorrer a nossas oportunidades, mantenha seus dados sempre atualizados.

​Para a relação de equipamentos, São contempladas as seguintes áreas, desde que credenciadas à Operadora: Imagem, Hemodinâmica, Medicina Nuclear, Laboratório, Radioterapia, Diálise, Litotripsia.​

Todos os seus dependentes a partir dos 10 anos podem fazer o cadastro biométrico e começar a aproveitar essa praticidade.

Caso você tenha algum problema de saúde que o impossibilite de fazer o cadastro biométrico, pode solicitar a análise da dispensa biométrica definitiva em alguma de nossas unidades.

Caso você já tenha feito seu cadastro biométrico, fique tranquilo. Não é necessário recadastramento.

Todo e qualquer beneficiário titular, independentemente da idade. Para beneficiários dependentes maiores de 14 anos é obrigatório o fornecimento do número do CPF.

O documento deve ser devidamente datado e assinado pelo beneficiário titular ou dependente, ou seu representante legal, no caso de beneficiário menor de 18 anos ou incapaz. Cada beneficiário será responsável pelo preenchimento e assinatura. A declaração de saúde nunca deverá ser assinada pelo contratante.

​É obrigatório aos serviços de saúde conforme o art. 2º, parágrafo único da RDC Anvisa nº 36/2013: “Se aplica aos serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa (...). Excluem-se do escopo desta Resolução os consultórios individualizados, laboratórios clínicos e os serviços móveis e de atenção domiciliar".​

​A senha alfa numérica que é enviada por e-mail, não pode ser
"copiada e colada". Deve ser digitada com letras minúsculas. Após receber a senha, poderá alterá-la no link " ALTERAR SENHA ".

Não. Abrir a geladeira após tomar banho, entrar em um ambiente frio, andar descalço ou tomar sorvete não causam gripe. Os causadores da gripe são sempre vírus.

Não. A vacina é confeccionada com o vírus inativo e, portanto, incapaz de causar doença nas pessoas que recebem a vacina. O que acontece em muitos dos casos é que a pessoa já esta contaminada com o vírus da gripe, e a vacina não teve tempo de fazer efeito.
Não. Até hoje não existe estudo científico que comprove a eficácia da vitamina C no combate à gripe. A melhor maneira de proteger a gripe é a vacinação.

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?