Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 25/04/2023 - Institucional

 Unimed Porto Alegre inaugura seu primeiro Centro de Acolhimento relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 A Casa TEA é um espaço inovador que atenderá crianças, adolescentes e
seus familiares. Só no primeiro trimestre de 2023, a cooperativa teve um
aumento de 67% em atendimentos de TEA em relação ao mesmo período do ano passado.
a building with a glass front and plants in front of it

​​A Unimed Porto Alegre inaugurou no dia 24/04 a Casa TEA, um espaço inovador que irá acolher beneficiários com Transtorno do Espectro Autista ou Transtornos Globais do Desenvolvimento; e suas famílias. O projeto, que foi concebido em conjunto com a comunidade TEA, possui arquitetura voltada para a segurança e bem-estar de crianças e adolescentes com diferentes graus de autismo. Ao todo, são 620 m² com ambientes projetados a partir das necessidades desse público e que conta com equipes multidisciplinares que receberão os pacientes e suas famílias. 

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Marcio Pizzato, o ambiente oferece toda a estrutura necessária voltada à comunidade TEA, além de oportunizar o convívio social e integração para debates sobre a temática. “É mais uma entrega da cooperativa que materializa o seu propósito de cuidar das pessoas. O projeto nasceu da necessidade de um local diferenciado e inovador em Porto Alegre, com ambientes e equipes capacitados para o atendimento e acolhimento de pessoas e suas famílias que buscam atendimento adequado”, reforça.

Em 2022, a Unimed Porto Alegre atendeu 2.418 pacientes com algum Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou transtorno global do desenvolvimento. Só no primeiro trimestre de 2023, já foram atendidos 1.575 clientes, um aumento de 67% em relação ao 1º trimestre de 2022.

Segundo o último relatório do órgão Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em 2020, 1 em cada 36 crianças de 8 anos tinham Transtorno do Espectro Autista nos Estados Unidos, o que representa 2,8% da população. “Se fizermos a mesma proporção do estudo do CDC para a população brasileira poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil. Tais dados acendem um alerta para o tema e reforçam a importância de um espaço voltado a esse público”, destaca o diretor de Recursos e Serviços Próprios da cooperativa, Marcelo Hartmann.​​

A Casa TEA 

A Casa TEA teve sua criação baseada em estudos e construções junto à comunidade TEA, que foi responsável, inclusive, pela escolha do nome do local, realizada a partir de uma votação entre a comunidade. “Envolver pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista foi o que sustentou o projeto, uma vez que é essencial a compreensão e o entendimento de toda a rede necessária para o atendimento desse público a partir da visão de quem vive o TEA”, afirma Hartmann. Além disso, a cooperativa criou uma linha de cuidado voltado para o autismo que acompanha, de forma coordenada, a trajetória do paciente, estimulando o vínculo familiar e social, além da autonomia e independência. “O paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que fará contatos periódicos com a família para acolhimento e acompanhamento, além de plano terapêutico personalizado para as necessidades do paciente TEA e sua família”, explica.

O espaço, além de receber beneficiários com Transtornos do Espectro Autista e Transtornos do Desenvolvimento Global, bem como suas famílias, tem como objetivo acolher e direcionar os pacientes para a Linha de Cuidado por meio da escuta e atendimento de suas necessidades; acolher familiares em suas dificuldades de entendimento do diagnóstico e tratamento por meios de ações de escuta e educativas; proporcionar local adequado para a equipe multidisciplinar avaliar, quando necessário, os pacientes para o diagnósticos; e fortalecer o vínculo com os cooperados da especialidade e com a Rede Credenciada.


Endereço: Av. Nilo Peçanha, 1221 – Porto Alegre. Horário de atendimento: 8h às 18h


Equipe de atendimento

A equipe de atendimento é formada por pediatras, especialistas em Terapia Ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e Serviço Social. As equipes multidisciplinares da Linha de Cuidado ficarão responsáveis pelo acolhimento dos pacientes e de suas famílias. Os profissionais contarão com ambientes para realizar avaliações, reuniões sobre o desenvolvimento do paciente, observações de comportamento para subsidiar diagnósticos e reuniões técnicas com a rede credenciada. Além disso, a Casa TEA terá rodas de conversa sobre temas como comportamentos esperados, integração na escola e inserção no mercado de trabalho, com familiares e comunidade, além de disponibilizar uma minibiblioteca que contará com obras que abordam o tema.

O ambiente

O local é composto por salas de espera, quatro consultórios, sala administrativa, sala de escape (para atendimento em situações críticas), plataforma elevatória para mezanino, espaço Arena (local de observação para subsidiar diagnósticos) e áreas de apoio. Projetado de acordo com as necessidades espaciais e arquitetônicas para atender o público com TEA, possui estrutura especial em relação a dimensões, acessibilidade, iluminação, tonalidade de cores, acústica, níveis de atividades, layout e fluxos.

As cores utilizadas são resultados de estudos realizados para minimizar o desconforto, bem como a acústica local, que possui baixo ruído externo e é composto de objetos que causam pouco barulho. Os corredores são largos, oportunizando o fluxo livre. Outro ponto é a transição entre os setores, que também foi projetada para ocorrer de forma suave. Já a comunicação visual é clara, com utilização de simbologias e sinais específicos, e todos os ambientes de circulação possuem acessibilidade adequada. Além disso, a ambientação é de fácil limpeza, reparo e reposição, com mobiliários e equipamentos projetados especificamente para o público. ​

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>