Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 23/06/2015 - Viver Bem

 Dia Nacional do Diabetes em pauta

 

​​​​​Nesta sexta-feira, 26, é o Dia Nacional do Diabetes. Foi estabelecido pela parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao grande interesse em torno do diabetes no mundo e o aumento da sua incidência. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil possui 13,4 milhões de portadores de diabetes entre os 20 e os 79 anos de idade. Isso faz do país o quarto do mundo com maior prevalência da doença, que é um distúrbio metabólico com dois tipos de desenvolvimento. No tipo 1, o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina, que faz com que o aumento do açúcar no sangue seja súbito e muito exagerado. Outro caso é quando o organismo não consegue fazer uso adequado da insulina produzida, conhecido como tipo 2, e também não produz insulina convenientemente.


O Diabetes, além de ter componente genético, também está ligado ao estilo de vida. Sedentarismo, alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares e pobre em vegetais e frutas também auxiliam no desenvolvimento do distúrbio. Segundo o endocrinolgista cooperado da Unimed Porto Alegre, Sergio Lerias de Almeida, o diabetes tipo 2 representa 90% dos casos e está relacionada principalmente a herança genética, aos hábitos de vida da população e ao envelhecimento. “Não conseguimos prevenir o envelhecimento nem a genética, mas podemos melhorar os hábitos sadios de vida e praticar exercícios regularmente”, conclui.

A Unimed Porto Alegre oferece diversos programas de prevenção que ajudam a estabelecer hábitos saudáveis, como o Saúde em Movimento e o Menu Saúde. Disponibiliza também programas específicos para quem tem diabetes, como o Conversando sobre Diabetes. Saiba mais pelo telefone 51 3316-7177, pelo e-mail medicinapreventiva@unimedpoa.com.br ou pelo blog http://bemestar.unimedpoa.com.br​​.​

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?