Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 23/06/2015 - Viver Bem

 Dia Nacional do Diabetes em pauta

 

​​​​​Nesta sexta-feira, 26, é o Dia Nacional do Diabetes. Foi estabelecido pela parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao grande interesse em torno do diabetes no mundo e o aumento da sua incidência. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil possui 13,4 milhões de portadores de diabetes entre os 20 e os 79 anos de idade. Isso faz do país o quarto do mundo com maior prevalência da doença, que é um distúrbio metabólico com dois tipos de desenvolvimento. No tipo 1, o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina, que faz com que o aumento do açúcar no sangue seja súbito e muito exagerado. Outro caso é quando o organismo não consegue fazer uso adequado da insulina produzida, conhecido como tipo 2, e também não produz insulina convenientemente.


O Diabetes, além de ter componente genético, também está ligado ao estilo de vida. Sedentarismo, alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares e pobre em vegetais e frutas também auxiliam no desenvolvimento do distúrbio. Segundo o endocrinolgista cooperado da Unimed Porto Alegre, Sergio Lerias de Almeida, o diabetes tipo 2 representa 90% dos casos e está relacionada principalmente a herança genética, aos hábitos de vida da população e ao envelhecimento. “Não conseguimos prevenir o envelhecimento nem a genética, mas podemos melhorar os hábitos sadios de vida e praticar exercícios regularmente”, conclui.

A Unimed Porto Alegre oferece diversos programas de prevenção que ajudam a estabelecer hábitos saudáveis, como o Saúde em Movimento e o Menu Saúde. Disponibiliza também programas específicos para quem tem diabetes, como o Conversando sobre Diabetes. Saiba mais pelo telefone 51 3316-7177, pelo e-mail medicinapreventiva@unimedpoa.com.br ou pelo blog http://bemestar.unimedpoa.com.br​​.​

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100