Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 02/03/2021 - Institucional

 Unimed Porto Alegre inaugurou hoje, dia 2 de março, estrutura emergencial para atendimento Covid-19, na AMRIGS

 

​O local atende clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e que precisam realizar testagem, buscando contribuir para desafogar as emergências dos principais hospitais da capital gaúcha. A unidade atende clientes da Unimed, todos os dias da semana, das 8h às 20h​​.


Com o objetivo de apoiar os hospitais em função da superlotação pela Covid-19, a Unimed Porto Alegre inaugurou hoje, dia 2 de março, uma unidade temporária na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS - Av. Ipiranga 5311 - Porto Alegre), parceira na iniciativa. A unidade atende clientes da Unimed, todos os dias da semana, das 8h às 20h, e é protegida pelo SOS Unimed durante o horário de funcionamento. No local, são disponibilizados atendimento médico adulto para pacientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Quem busca exclusivamente atendimento pediátrico deve recorrer à unidade da cooperativa no Shopping Total.

 

“É uma estrutura robusta e emergencial para atender clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19, com o objetivo de dar o melhor direcionamentos aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais. A nova instalação integra as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas", destaca o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira.

 

“É preciso que todos entendam que estamos vivendo o momento mais crítico desde o início da pandemia, com praticamente a ocupação máxima dos leitos disponíveis na cidade para terapia intensiva. Cerca de 30% dos clientes da operadora internados têm menos de 50 anos. Isso mostra que a doença não se agrava apenas em idosos. Reforçamos a necessidade de se manter o distanciamento social, usar máscara de forma adequada e seguir todos os demais protocolos de prevenção", complementa o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Marcelo Hartmann.

 

"Para a AMRIGS esta parceria com a Unimed representa uma importante medida para aliviar os hospitais e postos de atendimento que estão saturados diante do agravamento da pandemia. Estamos mobilizados de forma muito intensa para colaborar com médicos, profissionais da saúde e toda a população. A AMRIGS estará sempre disposta a colaborar no que estiver ao nosso alcance para que possamos, juntos, superar esse momento difícil", afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr.

 

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24h, sete dias por semana.

 

O Laboratório da Unimed Porto Alegre foi o primeiro laboratório privado liberado pelo LACEN para processamento de PCR Covid no Rio Grande do Sul, ainda em março do ano passado. Além disso, o serviço laboratório foi certificado em 2020 pelo programa de acreditação dos laboratórios clínicos (PALC) saindo do nível pleno para o mais alto nível de excelência pela Acreditação ONA, que utiliza um sistema de avaliação, por meio de padrões e requisitos previamente definidos (a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde).

 

A Unimed Porto Alegre vem trabalhando de forma intensa desde o início da pandemia, no esclarecimento e orientação de clientes, colaboradores, cooperados e sociedade. Criou o Plano de Enfrentamento ao Covid-19, com ações de apoio voltadas para todas as suas frentes de atuação, mantendo o seu propósito de cuidar das pessoas. Entre as ações está o investimento no estudo voltado ao combate do Covid-19; diversas doações e apoio à população e instituições de saúde pública, além de iniciativas de conscientização e informação sobre a propagação do vírus. Também lançou, em maio de 2020, o seu programa de telemedicina que está disponível para os mais de 675 mil beneficiários dos planos assistenciais Unimax, Unipart e Unifácil, e aos 6.800 médicos cooperados. A plataforma é uma solução alternativa de atendimento não presencial para consultas com especialistas. Além disso, foi reforçada a estrutura de atendimento nos PAs de Canoas e Guaíba e disponibilizado no litoral norte, durante o verão nos meses de janeiro e fevereiro, uma robusta estrutura para testagem.

 

Sobre a Unimed Porto Alegre

A Unimed Porto Alegre conta com mais de 675 mil beneficiários e 348 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que constitui a maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A cooperativa conta com aproximadamente 6.800 médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui unidade em Guaíba, laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, prontos-atendimentos, Clínicas de Vacinas, Espaços Viver Bem, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.

 

​ 


Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100