Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 10/05/2016 - Viver Bem; Institucional

 Dia Mundial sem Tabaco: Unimed Porto Alegre oferece auxílio gratuito para quem deseja parar de fumar

 Os encontros são abertos à comunidade e ocorrerão durante o mês de maio

​O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Para alertar sobre os malefícios e tratá-lo, definiu-se a data de 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco. Com o objetivo de auxiliar quem deseja parar de fumar, a Unimed Porto Alegre oferece para a comunidade, durante o mês de maio, a oportunidade de participar de oito encontros do Programa Viver Bem Sem Cigarro. Até o dia 10 de maio foi possível realizar a inscrição para participar de todos os encontros, que ocorrem de 10 a 31 de maio.

As reuniões para tratamento em grupo são realizadas em sessões coordenadas pela médica Irma Rossa, especialista em dependência química. Quem deseja participar é recebido por uma assistente social que faz uma triagem para identificar o grau de dependência do fumante. A dinâmica do grupo funciona em oito encontros. Nos quatro primeiros é trabalhada a motivação para parar e, nos quatro seguintes, ocorre a manutenção do processo de abandono do cigarro. O paciente, mesmo após o tratamento, é convidado a voltar sempre que quiser. “Cerca de 80% dos fumantes querem parar de fumar, mas têm receio de tentar, pelo medo de fracassar”, salienta Irma.

O perfil de quem participa do grupo é variado, e os encontros são frequentados tanto por pessoas jovens quanto por pessoas com mais idade. O programa oferece informações sobre o risco de fumar, benefícios de parar de fumar,  apoio durante o processo e orientações para lidar com os sintomas físicos da abstinência, como irritabilidade, insônia, dor de cabeça, ansiedade. “Os benefícios são inúmeros: nas primeiras 24 horas, começa a cair a pressão arterial, e a pessoa passa a respirar melhor”, destaca a médica. 

Os encontros ocorrem na Casa Bem-Estar, na Rua Miguel Tostes, 823, em Porto Alegre. Mais informações: 51 3316-7177, viverbem@unimedpoa.com.br e bemestar.unimedpoa.com.br.

 

Viver Bem Sem Cigarro

O quê: Apoio ao processo de cessação do tabaco

Quando: 10, 17, 24 e 31 de maio (terças-feiras), das 18h30 às 20h

Onde: Casa Bem-Estar (Rua Miguel Tostes, 823 – Rio Branco - Porto Alegre/RS)

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>