Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 17/05/2016 - Viver Bem

 Prevenção de crises de asma em crianças é tema de oficina especial da Unimed Porto Alegre

 Especialista dá dicas para diagnosticar, tratar e prevenir crises de asma

​A asma é uma das doenças crônicas mais comuns entre crianças, e atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com intuito de informar a respeito do diagnóstico e tratamento da asma no público infantil, a Unimed Porto Alegre realizará nos dias 17 e 24 de maio a oficina Cuidando da Criançada - Prevenção da Asma em Crianças, do programa Geração Futuro. Ministrada pelo pediatra Flávio Marcos Knijnik, cooperado da Unimed Porto Alegre e especialista no tema há mais de 20 anos, a ação é gratuita e direcionada aos clientes da Cooperativa.

A primeira etapa da oficina é a projeção de um DVD produzido pelo médico, em que os participantes terão acesso a um vídeo educativo com explicações da origem da doença, suas manifestações e como tratá-las. As dúvidas geradas serão esclarecidas por Knijnik e amplamente discutidas.

De acordo com o pediatra, a oficina tem o objetivo de abordar o diagnóstico e prevenção das crises de asma. “A origem da doença é hereditária, e por isso não há como prevenir o seu surgimento; mas é possível evitar as crises por meio de ensinamentos de prevenção e de tratamento das crises”.

 Knijnik destaca que as crises mais frequentes ocorrem de abril a novembro, devido às variações térmicas; e aconselha evitar fatores desencadeantes como exposição ao cigarro, a cheiros fortes como perfumes e tintas, à umidade e ao mofo. “Outra dica é lavar a roupa de cama de duas a três vezes por semana e limpar a casa com pano úmido em substituição à vassoura”, afirma.

Outro tópico importante trabalhado na programação é a desmistificação dos sintomas da asma. “Embora não pareça ter relação direta, um dos principais sintomas da doença em crianças é a tosse constante, principalmente à noite”, aponta o pediatra.

 As inscrições para a oficina, com vagas limitadas, podem ser feitas pelo telefone 51 3316-7177, pelo e-mail viverbem@unimedpoa.com.br ou pelo blog.

 

Oficina Cuidando da Criançada

Assunto: Prevenção da Asma em Crianças

 

Dia: 17/05, terça-feira

Horário: 15h00-16h00

Local: CANOAS | Conjunto Comercial Canoas / Avenida Getúlio Vargas, 5.600 - BR-116

 

Dia 24/05, terça-feira

Horário: 14h00-15h00

Local: PORTO ALEGRE - Casa Bem-Estar | Rua Miguel Tostes, 823

Inscrições gratuitas e exclusivas para clientes (vagas limitadas)

 

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100